Agência de Propaganda pra Quê Mesmo?
Até bem pouco tempo atrás, bastava a agência de propaganda veicular anúncios em TV, rádio, jornal e revista para vender produtos e serviços. Bastava, tamanha era a audiência dessas mídias e o resultado que elas traziam. Hoje ainda funcionam, mas com menor efetividade e com uma relação custo/benefício desfavorável para pequenas empresas.
A Internet e suas variadas formas de comunicação trouxe algo que muda para sempre a relação anunciante->agência->veículo. Redes Sociais, Blogs, Sites, Lojas Virtuais, Buscadores. Soma-se ao conceito de mobilidade oferecido pelos Notebooks, Tablets, Smartphones e veja as possibilidades que se abrem.
Agência de Propaganda
Qual o seu papel?
Para responder a essa pergunta é preciso entender que a progressão geométrica dos canais de comunicação oferecidos pela web tem gerado muita dispersão e confusão, principalmente para micro e pequenos negócios. Isso é fato na sua empresa?
Para contribuir efetivamente com as micro e pequenas empresas brasileiras, a agência de propaganda virtual revela uma das estratégias que utiliza para mapear o processo e gerar resultados expressivos para seus clientes.
Essa estratégia chama-se:
Consumer Purchase Journey (Jornada de Compra do Consumidor)
Que empresa não gostaria de encontrar-se no caminho do consumidor até a efetivação da compra? Ou até mesmo pouco antes dessa decisão?
Entender os passos percorridos pelo cliente até que feche um negócio é tarefa árdua, mas que gera resultados significativos para seu negócio.
Quer um exemplo?
Escola de Educação Infantil
Por um tempo a escola percebeu que muitos pais, vindos de outras cidades, a procuravam para matricular seus filhos. Quando questionados como ficaram sabendo da escola, muitos diziam que era através da indicação de parentes e amigos. Outros porque a escola era próxima do novo trabalho ou da nova casa.
Qual o cenário?
Pais-Outras Cidades-Filhos até 6 Anos-Indicação-Proximidade.
Como promover esse encontro pais->escola?
A escola não tinha presença na web, sequer uma página no Facebook. Juntos, agência e cliente, chegaram a conclusão de que a internet poderia tornar a escola conhecida de pais moradores de outras cidades, que porventura estavam de mudança. A análise Swot revelou que um dos pontos fortes da escola é a sua localização privilegiada, central e de fácil acesso ao trabalho / casa.
Dito isto, mãos à obra!
O passo mais importante foi criar um site institucional. Mas não era criar um site qualquer, do tipo grátis. Era preciso encará-lo como uma ferramenta de negócios. Para isso ser levado a sério, as características técnicas implementadas no site foram as seguintes:
-> Navegação Intuitiva (arquitetura da informação desenvolvida de forma lógica)
-> Fácil Leitura (tamanho de fontes ajustáveis para o principal público influenciador, os avós)
-> Área Restrita aos Pais (notícias privadas para não expor as crianças)
-> Conteúdo Relevante (textos bem escritos e imagens bem escolhidas)
-> Aplicação das Técnicas de SEO
-> Otimização para Buscadores
Após tudo escrito, lido e revisado, o site foi publicado.
Passados seis meses, sabe o que aconteceu? O Google indexou o site na primeira página quando os pais procuravam por “educação infantil” naquela cidade e a escola começou a aparecer no TOP 10.
Com o passar do tempo e muito trabalho na geração de conteúdo relevante, hoje a escola é a primeira no Google em sua cidade. Isso sem investir em campanhas de palavras-chave através de Links Patrocinados, sendo todo o resultado atingido de maneira orgânica. Para entender a importância disso, pesquisa realizada pelo GroupM UK e Nielsen revela que 94% dos cliques em busca são feitos nos sites encontrados organicamente. Os outros 6% são cliques em Links Patrocinados.
Resultados dessa estratégia? Na média 3 carros por semana, com placas de outras cidades, param em frente à escola para conhecê-la. E o mais bacana disso tudo é a alta taxa de conversão (37% dessas visitas tornam-se novas matrículas). Essa conquista faz jus também à veracidade das informações contidas no site, confirmadas pelos pais nessas visitas como proposta pedagógica, infraestrutura e atendimento.
Para resumir, percebeu algo nisso tudo?
A agência de propaganda poderia ter saído por aí fazendo anúncios em jornais, revistas, mídia exterior, rádio, tv, internet, etc. Claro, dependendo do momento, isto também é importante. O que fez a agência? Junto com o cliente, mapeou o caminho percorrido pelos pais e desenhou uma maneira de encontrá-los nesse processo de escolha da escola para seu filho.
A agência de propaganda, como parceiro estratégico da escola, utilizou uma das técnicas de Consumer Purchase Journey para atingir o alvo corretamente e no momento exato.
Abaixo dois exercícios de como você pode encontrar uma forma “de se encontrar” com seu cliente.
Evento 1 – Casar -> locação roupas -> salão de beleza -> buffet -> viagem -> decoração -> vídeo -> fotografia -> igreja -> banda -> e por aí vai…
Evento 2 – Fazer Academia -> roupa fitness -> calçados esportivos -> suplementos alimentares -> alimentos saudáveis -> e por aí vai…
Desenhe de maneira macro o evento onde está inserida sua empresa e veja de que forma você poderá cruzá-la com o potencial cliente durante o processo de compra dele.
–> Já pensou nos resultados que um simples outdoor, localizado na frente da Polícia Federal, pode trazer para as empresas que trabalham com vistos para os Estados Unidos? <–
Há também como rastrear os movimentos dos potenciais clientes no site institucional ou no e-commerce através do Google Analytics. Mas será preciso escrever outro artigo somente para explicar sobre essa estratégia.
É bem possível que aplicando a técnica da Jornada do Consumidor você alcance resultados melhores para seu negócio.
Abaixo o que esperar de uma Agência de Propaganda nesses tempos de mudanças rápidas:
– Consultoria de Comunicação Multiplataforma
– Análise de Comportamento
– Dados e Tendências de Mercado
– Convergência com o Momento do Consumidor
– Abordagem Criativa
PS.: todo ano o Sebrae aponta tendências de negócios promissores a partir de estudos do comportamento do consumidor no Brasil. Saiba sobre essas áreas em destaque clicando aqui. É sempre tempo de empreender, seja por necessidade ou oportunidade.