Persona: o Retrato Falado do Marketing Digital
Mapear as características da Persona é fundamental para o sucesso na estratégia de marketing digital da sua empresa. Perfil demográfico, estilo de vida, demandas etárias, necessidades claras ou até mesmo latentes.
Conhecer bem seu cliente e resolver seus problemas de forma pontual é o primeiro passo para conquistar sua confiança e estabelecer uma relação de longo prazo com ele.
Saiba como definir corretamente a Persona e aumentar as chances de sucesso da sua empresa na Internet.
Persona: o Retrato Falado do Marketing Digital
Já diz o ditado, “se sua empresa quiser falar com todos, acabará falando com ninguém”. É fato, uma mensagem construída de forma genérica não vai atingir com efetividade um público específico.
Persona é o personagem com padrões de comportamento que se enquadra no consumo de determinados produtos e serviços na Internet.
Para exemplificar, seguem possíveis descrições de Persona para Curso Pré-Vestibular e Agência de Viagens:
► Persona para um Curso Pré-Vestibular com preços populares.
Público-alvo: adolescente, 16-17 anos, mora na periferia, concluiu ou está concluindo o Ensino Médio.
Com base nas informações de público-alvo, próximo passo é entender esse adolescente, seus medos, suas necessidades e seus anseios.
“Sophia tem 17 anos e está concluindo o Ensino Médio em escola pública. Mora com os pais na região sul da cidade e trabalha para ajudar nas despesas da casa (sua renda é de aproximadamente R$ 900,00). Seu dia a dia é bastante corrido, pois desloca-se muito entre trabalho, escola e casa. Sophia sonha em fazer Direito na faculdade, porém não tem muitos recursos. Ela deseja entrar numa universidade pública ou alcançar uma nota alta no ENEM para conseguir bolsa de até 100%.”
Percebe como essa definição específica contribui para uma comunicação mais efetiva? Quando o potencial cliente é conhecido nos detalhes a empresa fala a linguagem dele, atingindo identificação imediata.
Toda vez que for redigir um post no Facebook, escrever um artigo no Site ou publicar um vídeo no YouTube, é com a Sophia que o cursinho precisa conversar, tratando as dores dela.
► Persona para uma Agência de Turismo.
Embora uma agência de turismo alcance um número diversificado de pessoas, é possível delimitar algumas faixas de clientes, cada uma com necessidades distintas:
- Viagens de Intercâmbio
- Viagens de Lazer
- Viagens de Negócios
Veja a Persona de Viagem de Lazer para um Casal de Idosos:
Público-alvo: idosos, acima de 60 anos, aposentados, moram sozinhos ou com algum parente.
“Rômulo e Alice estão casados há 40 anos. Eles amam viajar e sempre que podem arrumam as malas e pegam a estrada. Agora que os filhos já seguiram suas vidas começou a sobrar mais dinheiro no bolso. Eles planejam viajar pela Europa por pelo menos 30 dias e conhecer sobre gastronomia, principalmente sobre vinhos. Procuram uma agência que cuide de todos os detalhes da viagem e os orientem de como desfrutá-la com conforto, além de adquirirem esse conhecimento.”
Fica fácil não é mesmo? A agência que apresentar roteiros gastronômicos na Europa (incluindo vinho, claro) tem grandes chances de carimbar o passaporte deles.
A seguir, exemplo de pesquisa básica para conhecer melhor seu cliente.
Perguntas para Conhecer o Cliente da Sua Empresa:
- Gênero do seu Cliente (homem ou mulher)
- Idade
- Estado Civil
- Tem Filhos? Quantos?
- Escolaridade
- Renda Média
- Onde Mora
- Quais suas Necessidades?
- O que pode Causar Dor a ele (não necessariamente dor física)
- Do que ele tem Medo?
- O que ele acha que é a Solução para seus Problemas?
- O que mais ele poderia Comprar da sua Empresa além do que ela oferece?
A recomendação é que as perguntas sejam respondidas por etapas, definidas por você. Será no cadastro? Na pesquisa de satisfação? Durante uma conversa? Saiba o melhor momento para perguntar e obter informações qualificadas.
Tenha em mente que as necessidades mudam dependendo da fase de vida das pessoas.
->Adolescente->Jovem->Namorado->Universitário->Noivo->Casado->Casado Sem Filhos->Empreendedor->Casado Com Filhos->
Nessa cronologia é possível imaginar necessidades demandadas em cada fase de um homem, por exemplo.
Conhecer o momento do seu cliente, entender e resolver seus problemas é o grande passo em direção ao sucesso da sua empresa, dentro da Internet e fora dela.
* Persona é um dos pilares do Marketing Digital. Se precisa de mais informações ou saber como definir a Persona da sua empresa, entre em contato conosco.