Logotipo é o Início da Sua Empresa
Certa vez um Designer muito conceituado disse que quando nasce um logotipo nasce uma empresa. Muito embora outras definições aconteçam antes como mercado em que vai atuar, definição do produto, diferencial competitivo, perfil do público e etc, é razoável concordar que logotipo é o início da sua empresa.
É ele que irá materializar tudo aquilo que foi sonhado, pesquisado, planejado e escrito no papel. Por isso, critérios relevantes na criação do logotipo são muito bem-vindos nesse momento. Para exemplificar, segue abaixo o que foi considerado (à época) na criação do logotipo da Agência de Propaganda Virtual.
Logotipo
Características do logo da Agência de Propaganda Virtual:
1. Respeita a Missão da Empresa
“Oferecer ideias estratégicas de propaganda para potencializar a verba do Micro e Pequeno Empresário, fazendo-o crescer de maneira sustentável para gerar emprego e renda melhores.”
2. Transmite conhecimento que visa o crescimento de Micro e Pequenas Empresas
3. Considera o principal meio por onde a agência entrega resultados, a Internet
4. Representa força e credibilidade também através da cor
Segundo o livro “Psicodinâmica das Cores em Comunicação”, a cor azul representa confiança e está associada afetivamente à intelectualidade. A cor cinza tem associação material com edificações sendo sabedoria e seriedade ligadas à associação afetiva.
5. Remete à simplicidade com pesquisa e análise de letras
O desafio foi aplicar todo o nome no logotipo e permitir a fácil leitura. A junção das letras na palavra “Virtual” contribuiu para este objetivo, além de transmitir proximidade.
6. Prima pela originalidade
Mesmo que o megafone seja bastante utilizado no mercado da publicidade, os elementos que o formam faz dele um símbolo único. Ondas sonoras, associadas a gráfico de crescimento, reforçam a ideia de algo inédito.
7. De fácil aplicação
É preciso considerar a aplicação do logotipo nas diversas plataformas. Internet, Papelaria, Frota, Comunicação Visual, Carimbo, etc. A partir daí foram realizados testes de cores para ver como o logotipo se comporta.
Monocromático
Tons de Cinza
Preto e Branco
Manual de aplicação do logotipo
Todo logotipo de respeito tem seu Manual de Aplicação da Marca. Neste manual deverá constar a correta aplicação do logo para que haja padrão e respeito à sua identidade. Reduções mínimas que permitem clara leitura, definição de fundo, aplicações coloridas, tons de cinza e preto e branco. Código das cores em RGB (aplicação digital), CMYK (aplicação gráfica) e PANTONE (cor pura para aplicação gráfica).
Como aplicar somente o símbolo e suas variações de posição. Isto vai te ajudar quando enviar o logotipo para uma gráfica, para uma empresa de web ou uma empresa de comunicação visual. Esses parceiros vão respeitar a correta aplicação para que não descaracterize o padrão da sua marca.
E o logotipo da sua empresa?
Transmite informações importantes para o seu público? Sintetiza os benefícios oferecidos por ela? Faz com que seu público se identifique com sua marca? Pense bem nesse momento importante do seu novo negócio. Ele poderá fazer uma grande diferença nos resultados.