Case de Publicidade: Centro de Educação Infantil
Neste case de publicidade um Centro de Educação Infantil com mais de 30 anos de história repaginou sua marca e mostrou ao público sintonia com o seu tempo.
BRIEFING:
Baseada na Educação Infantil, a pré-escola passa por um período crítico com o advento do Ensino Fundamental de 9 anos. Ou seja, pais que antes deixavam seus filhos matriculados até os seis anos de idade, agora tem a opção de levá-los com cinco anos para iniciar o Ensino Fundamental. Como agir diante deste novo cenário? A seguir uma série de estratégias que fez aumentar o número de crianças matriculadas no curto/médio prazo.
Case de Publicidade: Centro de Educação Infantil
> PROBLEMA:
COMO MANTER / AUMENTAR O NÚMERO DE ALUNOS NA PRÉ-ESCOLA?
> SOLUÇÃO:
Abertura do Berçário. A pré-escola sempre atendeu crianças a partir do maternal e com esta decisão ampliou suas vagas e seu público. Agora os pais já podem matricular seus filhos a partir dos quatro meses de idade. Além disso, levar informação às famílias sobre a maturidade escolar das crianças aos cinco anos e provocar a reflexão sobre responsabilidades assumidas no Ensino Fundamental. Estratégia esta para diminuir o êxodo nesta fase.
> ESTRATÉGIA:
Modernizar o logotipo mantendo seus traços principais e sua ludicidade. Comunicar sobre a inauguração do Berçário e sobre a importância de manter os filhos na Educação Infantil até os seis anos de idade.
> MÍDIAS:
– Anúncios em Revista do Bairro
– Matérias no Jornal do Bairro
– Palestras com Profissionais da Área de Educação (Pedagogos, Psicólogos)
– Encartes (flyers em jornais e revistas)
– E-mail Marketing
– Página no Facebook
– Novo Folder
– Circulares para Pais e Avós
Toda comunicação focou na abertura do Berçário e na conscientização para manter as crianças até os seis anos de idade. A escola produziu nova comunicação visual: instalações, fachada, papelaria, uniforme, agenda, mochila. A equipe de professores ficou ciente desse novo momento e preparada para esclarecer dúvidas de pais e parentes próximos de seus alunos.
RESULTADOS do Centro de Educação Infantil:
Nos últimos cinco anos o Centro de Educação Infantil vinha reduzindo o número de alunos em média 5% ao ano. Após implantação dessas medidas, fase que durou um ano e meio, o número de alunos aumentou em 34%. As vantagens da relação aprender – brincando tem mantido os filhos na escola até os seis anos e aumentado o número de alunos formados ano após ano.
=> REFLEXÕES A PARTIR DESTE CASE:
- Seu logotipo é do tempo da vovó ou foi criado pelo sobrinho? Como diz o bordão da propaganda, “desapega”.
- Você acompanha as transformações sociais na mesma velocidade com que acontecem?
- Sua equipe fica sabendo de alguma mudança na empresa somente quando o cliente a questiona?
- Acredita nos resultados de curto prazo?