Case de Publicidade: Centro de Educação Infantil

Neste case de publicidade um Centro de Educação Infantil com mais de 30 anos de história repaginou sua marca e mostrou ao público sintonia com o seu tempo.

BRIEFING:

Baseada na Educação Infantil, a pré-escola passa por um período crítico com o advento do Ensino Fundamental de 9 anos. Ou seja, pais que antes deixavam seus filhos matriculados até os seis anos de idade, agora tem a opção de levá-los com cinco anos para iniciar o Ensino Fundamental.  Como agir diante deste novo cenário? A seguir uma série de estratégias que fez aumentar o número de crianças matriculadas no curto/médio prazo.

Case de Publicidade: Centro de Educação Infantil

> PROBLEMA:

COMO MANTER / AUMENTAR O NÚMERO DE ALUNOS NA PRÉ-ESCOLA?

> SOLUÇÃO:

Abertura do Berçário. A pré-escola sempre atendeu crianças a partir do maternal e com esta decisão ampliou suas vagas e seu público. Agora os pais já podem matricular seus filhos a partir dos quatro meses de idade. Além disso, levar informação às famílias sobre a maturidade escolar das crianças aos cinco anos e provocar a reflexão sobre responsabilidades assumidas no Ensino Fundamental. Estratégia esta para diminuir o êxodo nesta fase.

> ESTRATÉGIA:

Modernizar o logotipo mantendo seus traços principais e sua ludicidade. Comunicar sobre a inauguração do Berçário e sobre a importância de manter os filhos na Educação Infantil até os seis anos de idade.

> MÍDIAS:

– Anúncios em Revista do Bairro

– Matérias no Jornal do Bairro

– Palestras com Profissionais da Área de Educação (Pedagogos, Psicólogos)

– Encartes (flyers em jornais e revistas)

– E-mail Marketing

Novo Site Institucional

– Página no Facebook

– Novo Folder

– Circulares para Pais e Avós

Toda comunicação focou na abertura do Berçário e na conscientização para manter as crianças até os seis anos de idade. A escola produziu nova comunicação visual: instalações, fachada, papelaria, uniforme, agenda, mochila. A equipe de professores ficou ciente desse novo momento e preparada para esclarecer  dúvidas de pais e parentes próximos de seus alunos. 

RESULTADOS do Centro de Educação Infantil:

Nos últimos cinco anos o Centro de Educação Infantil vinha reduzindo o número de alunos em média 5% ao ano. Após implantação dessas medidas, fase que durou um ano e meio, o número de alunos aumentou em 34%. As vantagens da relação aprender – brincando tem mantido os filhos na escola até os seis anos e aumentado o número de alunos formados ano após ano.

=> REFLEXÕES A PARTIR DESTE CASE:

  1. Seu logotipo é do tempo da vovó ou foi criado pelo sobrinho? Como diz o bordão da propaganda, “desapega”.
  2. Você acompanha as transformações sociais na mesma velocidade com que acontecem?
  3. Sua equipe fica sabendo de alguma mudança na empresa somente quando o cliente a questiona?
  4. Acredita nos resultados de curto prazo?

Comments are closed.