Como Criar o Nome da Sua Empresa
Criar o nome da sua empresa é estratégico para o começo de qualquer negócio. É o que chamamos de Naming. A criação de um nome é tão crucial, pois é ele quem vai perpetuar pela história da empresa, mais que o logotipo, que passa por repaginações ao longo do tempo.
Se você tem filho, relembre o tempo que levou para dar um nome a ele. Será um nome curto? Composto? Será júnior ou filho? Com que significado? Será neto? Será bíblico? Será da moda? Será de alguma celebridade? Isso sem falar no sobrenome!
Para te ajudar, cito abaixo algumas dicas para criação do nome:
7 dicas de como criar o nome da sua empresa:
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Pesquise quais os nomes da concorrência. Numa lista compare esses nomes para te ajudar a ter ideias próprias e desenvolver um nome que realmente se destaque.
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Converse com as pessoas que você confia e façam um brainstorming, que é uma “avalanche de ideias”. Anotem todos os nomes que vierem à cabeça, sem censura e não critiquem os nomes. O importante é colocar as ideias na mesa da maneira mais espontânea possível. Bobagens são permitidas. De um palpite “aparentemente” maluco, surgem novas conexões que trazem o nome ideal. Somente num segundo momento é que o grupo vai retomar os nomes e fazer todas as associações possíveis para selecionar os melhores.
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Pense nas qualidades que você associa ao seu produto ou empresa e que gostaria de agregar à sua imagem. Se é uma empresa de segurança, traga ideias de força, confiança, vigilância.
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Dependendo do seu ramo de atuação, humor e irreverência são desejáveis.
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Veja como estes nomes são escritos em outros idiomas. Muitas vezes o resultado é bonito e elegante.
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Lembre-se de pesquisar significados, sinônimos ou variações das palavras no dicionário. Isto pode evitar mau entendido e conotações que você não deseja.
- Muito cuidado ao criar um nome a partir da combinação dos nomes de filhos, esposa ou parentes. Em geral a solução encontrada é uma colcha de retalhos e não passa o conceito claro sobre a empresa e seu principal negócio.
Importante: após chegar em pelo menos três ótimos nomes (por ordem de importância para você), pesquise para ver se é possível registrá-los em órgãos oficiais para garantir a segurança jurídica como Junta Comercial (Razão Social), Registro.BR (Domínio na Internet) e INPI (Registro da Marca). Lembro que Razão Social e Marca Fantasia são coisas distintas. Razão Social você registra na Junta Comercial do Estado e Marca você registra no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Um nome é muito mais do que uma simples palavra. É um importante elemento estratégico e parte fundamental da identidade da marca. Quanto mais alinhado um nome estiver ao posicionamento e aos valores da marca, mais forte e bem sucedido ele será.
Não basta ser criativo e original. Um nome deve necessariamente traduzir o DNA da empresa, sendo coerente com seus princípios, sua história e sua visão de futuro do negócio.
Abaixo alguns recursos linguísticos para construção de nomes:
FedEx – (Abreviação)
Varig – (Acrônimo – sigla formada pelas letras iniciais de uma expressão com mais de uma palavra)
Intel Inside – (Aliteração – repetição das mesmas sonoridades numa série de sílabas ou palavras)
Apple – (Arbitrário)
Nutrasweet – (Combinação)
PageMaker – (Composição)
Volkswagen – (Descritivo)
Disneyland – (Fundador)
Fuji – (Origem Geográfica)
Quaker – (Histórico)
Yahoo! – (Humor)
Omo – (Inversão de Letras)
PenCum – (Latim / Clássicos)
Nike – (Mitologia)
Zap – (Onomatopeia – vocábulo que procura imitar determinados sons ou ruídos naturais)
Mustang – (Simbolismo)
Boeing/747 – (Temas)
Seis Qualidades que um bom nome deve ter:
- 1. Ter Significado
- 2. Ser Memorável
- 3. Orientado para o futuro
- 4. Protegível
- 5. Positivo
- 6. Visual