Crise? Hora de Avançar!

Em época de crise nos mercados é hora de avançar. Como diz o ditado: “nos períodos de vacas magras haverá os que choram, mas haverá também os que vendem lenços”.

O objetivo da agência é potencializar a verba do micro e pequeno empresário a qualquer tempo. Por essa razão, seguem dicas para vender lenços em tempos de crise.

Na crise é hora de avançar, por isso considere o seguinte:

Quando o mercado vai bem ele está comprador. Quando o mercado vai mal ele está desconfiado-selecionador-criterioso-avaliador-exigente. Enquanto muitas empresas recuam, é hora de avançar e ser lembrado. Esse é o grande momento!

Na crise é necessário rever os custos da operação, renegociar com fornecedores, negociar com bancos (se for o caso), cortar onde for secundário e ainda manter o bom andamento do negócio.

Aqui no site da agência você encontra informações relevantes quando o assunto é divulgação de produtos e serviços, bem como construção de marcas.

O que vem a seguir trata da comunicação de micro e pequenas empresas em períodos de crise. E claro, possível de aplicar também em tempos de vacas gordas.

  • Lembre-se: mesmo nos momentos de aperto as pessoas precisam satisfazer necessidades básicas como comer, vestir-se, locomover-se, dormir, limpar a casa, lavar a roupa. E se na hora de lavar a roupa a lavadora estraga? No mínimo será preciso consertá-la ou comprar uma nova. De qual empresa esse consumidor lembrará para resolver seu problema? Isso é só um exemplo.
  • O dinheiro está escasso para muitas empresas. É o momento de negociar a veiculação de seus anúncios em rádio, TV, jornal, revista, etc. Procure estabelecer um contrato de longo prazo e obtenha descontos generosos e melhores prazos para pagamentos. Os veículos carecem dessa parceria, principalmente agora .
  • Caso precise cortar investimentos (o que pode ser arriscado) priorize o corte de canais que trazem menor retorno financeiro para seu negócio. Parece óbvio, mas tem empresa cortando o canal somente porque o investimento é maior, mas se esquece que é dali onde os resultados são mais expressivos, tanto nas campanhas de varejo como nas institucionais. Por isso, muito cuidado ao cortar investimentos. Ao invés disso negocie para valer à pena.
  • Publicidade on-line e o off-line se fundem, quase sendo a mesma coisa. Ambas se alimentam e se multiplicam. “Leve” seus clientes para os canais da sua empresa como site, facebook, instagram, twitter, youtube e gere relacionamento com eles através de conteúdos importantes.
  • Estabeleça uma relação de confiança com seus clientes ativos, aqueles que fazem a roda da sua empresa girar. Comunique (somente para eles) condições especiais, pacotes promocionais, garantias estendidas, prazos de pagamentos facilitados e por aí vai. Ofereça vantagens até onde não sufoque sua rentabilidade.

Canais para Fidelização de Clientes

Meios importantes para estabelecer uma relação de parceria com seus clientes. O objetivo é comunicar vantagens exclusivas e ser lembrado por elas.

  • SMS
  • Telefone
  • Mala Direta
  • E-mail Marketing
  • WhatsApp

Canais para Prospecção na Internet e Sair da Crise

Veículos com investimentos menores que os da mídia off-line por não exigirem altos custos na produção de materiais.

  • Campanhas de Palavras-Chave no Google
  • Campanhas no Facebook Ads
  • Banners Patrocinados em Sites Especializados

Essas são algumas dicas de como sua empresa pode aparecer em momentos de crise. Certamente você saberá utilizar os canais mais rentáveis e como encontrar ou conversar com seus clientes. Aproveite para vender seus produtos e serviços. Aproveite para ganhar mercado. Aproveite para vender lenços.

Comments are closed.