E-mail Marketing: qual o Melhor Horário para Enviar?
Certamente o e-mail marketing é uma maneira efetiva de divulgar sua empresa e seus produtos. Mas qual o melhor horário para enviar? Pergunta simples, mas com respostas não tão simples assim. Tudo vai depender do perfil do seu cliente.
Dependendo de como é a agenda diária dele, pode ser que ele leia e-mails bem cedo ou tarde da noite. Pode ser que ele veja em horário comercial ou fora dele, na faculdade ou em casa, ou até mesmo na rua.
Abaixo dicas de horários para envio de e-mail marketing, seguindo um padrão que respeita o ritmo geral das pessoas no seu dia a dia.
E-mail Marketing
Horários:
- Das 6h às 10h manhã as pessoas já se “conformam” em gastar tempo lendo e-mails. Por esse motivo, a taxa de cliques e de abertura é muito boa e o horário é recomendado.
- Das 15h às 17h é comum uma queda no ritmo de trabalho e o e-mail costuma funcionar como distração.
- Das 17h às 19h, no final do horário padrão de trabalho, costuma funcionar melhor envios para empresas B2B.
- Já entre 19h e 22h o horário funciona muito bem nos envios para o consumidor final (B2C).
A melhor frequência para envio de e-mails varia entre uma e quatro vezes por mês. Procure evitar as segundas-feiras de manhã, onde a caixa de e-mails geralmente fica lotada e o seu poderá ser apenas mais um e-mail. E também as sextas-feiras à tarde, onde as pessoas estão mais focadas no final de semana. A menos é claro que as suas vendas sejam ainda melhor nos sábados e domingos.
Uma dica importante é disparar um e-mail de cada vez para no máximo para 20 nomes, evitando que a mensagem vá para caixa de Spam do cliente. Caso você tenha um gerenciador de e-mails, MailChimp por exemplo, o número de disparo certeiro para diversos e-mails é maior
Como gerar um banco de e-mails:
Primeiro crie um formulário impresso ou eletrônico para cadastrar os e-mails de seus clientes e ofereça algum tipo de vantagem, seja financeira (através de descontos), brindes ou até mesmo uma informação privilegiada.
É muito importante manter esses dados sempre ativo no seu gerenciador de e-mails. Crie pastas diferentes para segmentar a mensagens para homens, mulheres, adolescentes, pais e mães, de acordo com o perfil de seus clientes. Conforme a demanda, você informa para cada um de maneira personalizada as promoções, novidades, sugestões de presentes e o que for realmente uma oportunidade.
Muito importante manter o site atualizado com as informações inseridas no e-mail marketing, principalmente se tem um link para lá. Isso gera unidade na campanha e facilita a compreensão do visitante, aumentando a taxa de conversão. Se sua empresa não tem site, veja como criá-lo com dicas fáceis e especiais de desenvolvimento.