Missão, Visão e Valores… Ação!

Mesmo que sua empresa já esteja operando é importante pensar e agir com três palavras norteadoras: MISSÃO, VISÃO E VALORES. Elas formam o DNA da empresa e deixam claro pra todos os públicos o jeito de ser e de trabalhar. Um jeito único, diferente da concorrência e inimitável. Palavras que não precisam ser penduradas na parede e sim estar presentes nas atitudes de cada colaborador comprometido com o sucesso e a materialização delas.

MISSÃO, VISÃO E VALORES… AÇÃO!

> MISSÃO:

Razão de ser da empresa, da sua existência. Porque você abriu seu próprio negócio? Sua essência. Qual ou quais os problemas das pessoas ela vai resolver? Toda missão dever orientar os objetivos financeiros, humanos e sociais da empresa.

Exemplos de Missão:

3M

  • Solucionar problemas ainda não solucionados.

Google

  • É organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.

> VISÃO:

Imagem projetada do futuro da organização. Quem abre uma empresa precisa ter uma ideia de onde quer chegar. Porque tendo uma ideia de onde se quer chegar, não são todos os caminhos que te levarão até lá. Existirão caminhos pensados e planejados para alcançar o objetivo. A visão posiciona e esclarece os objetivos da empresa para todos os públicos que se envolvem com elas.

Imagine você chegar para seu colaborador e dizer a ele que o objetivo da empresa é ser a maior no seu mercado em sua cidade. Poderá ser em seu estado ou no Brasil. Ou até no mundo! Com certeza esse funcionário vai refletir sobre esse desafio e poderá comprar a ideia junto com você. Uma simples maneira de fidelizar seu cliente interno, em dias de mão de obra escassa, e com isso diminuir a rotatividade de funcionários.

A visão move a empresa para frente, sempre respeitando missão e valores. Para exemplificar a Visão, imagine que você mora em Florianópolis e quer chegar até o Rio de Janeiro. Hoje você está em Floripa, mas quer chegar no Rio. Percebe que existem várias maneiras de alcançar esse resultado mensurando tempo, dinheiro, meio de transporte, etc.

O que é importante? Saber onde, quando e como chegar. Aproveito para dizer que ir de avião ao Rio é como fazer propaganda bem feita e planejada para chegar mais rápido ao seu destino.

Exemplos de Visão:

Fiat

  • Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos.

Gerdau

  • Ser global e referência nos negócios em que atua.

Na Visão, ainda sugiro você dizer em quanto tempo sua empresa irá alcançá-la.

> VALORES:

São leis inegociáveis de uma organização. É como você encara as relações com as pessoas. É o meio pelo qual você acredita ser bom para os dois lados. É um modo de conduta, conduzem seu comportamento. É onde os fins JAMAIS devem justificar os meios. É o guia, a linha mestra para se atingir os objetivos claros.

Exemplos de valores:

 CASAS BAHIA

  • Humildade
  • Disciplina
  • Equilíbrio Emocional
  • Garra e Determinação
  • Eficiência

Nestlé

  • Pessoas em primeiro lugar.
  • Qualidade de nossos produtos e serviços.
  • Segurança é inegociável.
  • Respeito para todos, dentro e fora da empresa.
  • Responsabilidade em toda decisão.
  • Paixão pelo que fazemos.

Mais que Missão, o DNA da Marca.

Missão, Visão e Valores formam o DNA da marca. Se deseja entender mais sobre valor de marca e como comunicar a cultura empresarial visando o engajamento de todos os envolvidos no negócio, Eduardo Tomiya nos conta através da obra “Gestão do Valor da Marca“.

Seu negócio precisa estar melhor na Internet? Conheça os Pacotes de Comunicação Digital que cabem no seu bolso:

► Se sua marca já tem missão, visão e valores, mas ainda não foi registrada no INPI, não corra riscos. Aproveite e faça o registro Clicando Aqui.

Comments are closed.