O Poder da Degustação no PDV

Você já foi convidado a experimentar um produto e acabou comprando? Pois é, 83% dos clientes* que provam um produto compram depois de uma experiência satisfatória. Sabemos que o custo para operar uma loja é alto (aluguel, folha de pagamento, energia elétrica, estoque, etc). Então, por que não usar o poder da degustação no PDV para aumentar suas receitas?

Quando se fala em degustação, logo se pensa em produtos alimentícios, mas em quase todos os setores é possível oferecer uma experiência nova ao cliente. Abaixo, saiba como inserir uma pequena mostra de seus produtos ou serviços e cativar mais clientes, incrementando valor nesta relação:

O Poder da Degustação no PDV

– Se o seu negócio é um salão de beleza: sua cliente só vem pra fazer a mão e o pé, nada mais. Ofereça a ela uma escova, gratuitamente.

– Se o seu negócio é um lava car: seu cliente já veio várias vezes para dar uma ducha no carro, nada mais. Experimente uma vez limpar o carro dele por dentro, como cortesia. Se ele já faz a lavagem completa, presenteie com um enceramento.

– Se o seu negócio é uma lavanderia: seu cliente sempre deixa suas roupas para lavar, ao menos uma vez por semana. Você percebe que uma ou outra peça de roupa precisa de um pequeno reparo, um pequeno ajuste. Se esse ajuste faz parte do seu portfólio de serviços, ofereça gratuitamente uma vez.

– Se o seu negócio é um pet shop: seu cliente traz o bichinho de estimação para banho e tosa com frequência. Ofereça uma vez o serviço de transporte, sem cobrar por isso.

– Se o seu negócio é uma pizzaria: cliente fiel sempre precisa de agrado. Mas se ele nunca pede uma pizza doce, conceda a ele uma brotinho com dois sabores. Se por algum motivo ele não pode comer pizza doce, entregue uma com borda recheada.

Enfim, você conhece bem seu negócio, seus clientes e saberá como encaixar um “mimo” para que eles tenham contato com o leque de produtos e serviços oferecidos pelo seu estabelecimento.

A partir destas sugestões, você poderá desenhar uma estratégia de degustação no PDV, inserindo pequenos agrados às necessidades latentes de seus clientes. O objetivo é fazer com que eles conheçam tudo aquilo que sua empresa entrega e com isso aumentar seu ticket médio. Esse pequeno gesto, estratégico, vai trazer vantagens competitivas no curto, médio e longo prazos para seu negócio.

Cuide para não oferecer este agrado mais de uma vez, pois o desvaloriza. E, dependendo do seu ramo de atuação, não há rentabilidade que resista a isso. É preciso deixar seu cliente com “gostinho de quero mais”. Mas para satisfazer isso, ele precisa conhecer a tabela de preços.

 

* de acordo com dados Nielsen 

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