Posicionamento, a Batalha pela Mente!
Que marca vem à sua mente quando o assunto é design automotivo? Um refrigerante? O relógio de luxo? A melhor maquiagem? A marca de roupa que confere status? Empresas líderes de mercado são bem posicionadas na mente do consumidor. Ok, tudo bem, nestes casos grandes marcas são lembradas. E no caso de pequenas empresas, como fazer? O objetivo da Agência de Propaganda Virtual é contribuir para o crescimento das micro e pequenas empresas. Abaixo algumas dicas que vão ajudar no posicionamento da sua empresa junto à mente de seus consumidores.
Posicionamento
A Batalha pela Mente
– Olha, aquela panificadora é a que faz o pão mais gostoso do bairro!
– Naquela banca as frutas e verduras são bem fresquinhas!
– Na farmácia da esquina oferecem o melhor atendimento!
– Aquele lava car limpa com cera em até 15 minutos!
– Carnes temperadas e prontas para assar você encontra neste açougue!
– Neste posto só aceita dinheiro, mas é o posto com a gasolina mais barata!
– No buffet daquele restaurante a comida é bem caseira!
– Hoje é feriado, mas pode ir na mercearia tal porque lá nunca fecha!
Observe, situações como estas ocorrem todos os dias com você e com as pessoas próximas a você. Tenha certeza, pequenas empresas vão muito bem quando são lembradas por sua proposta única de valor. E é essa lembrança particular que as fazem crescer de maneira sustentável.
Perguntas para você responder sobre posicionamento da sua empresa:
– Sua empresa é conhecida pelo que?
– Como gostaria que sua empresa fosse lembrada?
– O que pode ser explorado pelo seu negócio de maneira que as pessoas percebam claramente?
Nos exemplos citados acima percepções como qualidade, atendimento, preço, sabor e conveniência são marcantes. Analise os pontos fortes da sua empresa e faça deles uma oportunidade para que ela seja lembrada por um posicionamento único.
Siga isto à risca dia após dia, de forma persistente e padronizada. Se precisar, faça correções e alinhe novamente. Prepare sua equipe e diga como gostaria que sua empresa fosse lembrada e pelo que ela seja lembrada.
Para saber mais sobre este assunto, segue um livro sugerido pela agência que vai contribuir nessa busca por um posicionamento relevante para sua empresa. Trata-se do livro “Posicionamento, a Batalha por sua Mente”. Nesta obra, os autores falam que posicionamento não é o que você faz com um produto e sim o que você faz com a mente de seu cliente. Vale à pena ler.