Storytelling: sua Empresa, sua História

Storytelling é a arte de contar boas histórias. É uma das estratégias bem sucedidas nas grandes empresas, na forma e no conteúdo.

Como surgiu, a origem de certa matéria prima, o processo inspirado numa determinada cultura, a tradição familiar e outras curiosidades criam uma mística em torno de um produto, de uma marca. A seguir como contar a bela história da sua empresa e diferenciá-la no mercado de atuação.

Storytelling

Sua Empresa, Sua História

Invariavelmente empresas nascem de algum fato importante na vida. Desemprego, nascimento de um filho, autoconhecimento, realização de um sonho, circunstâncias imprevisíveis. Todos eles recheados de histórias para contar. O segredo está em saber contar essa história.

Abaixo como construir a história sobre o nascimento da sua pequena-grande empresa:

> O que motivou abrir a empresa?

> Quais circunstâncias da vida estava atravessando?

> Quem estava junto nesse momento?

> Fez empréstimo ou começou do zero?

> Planejou ou nem deu tempo?

> Copiou, inovou ou inventou?

> Sonho ou necessidade?

Essas perguntas irão contribuir para o início do roteiro do storytelling. É o momento de registrar o máximo de informações, anotando-as numa folha de papel. Depois leia de forma natural, do seu jeito. Faça ajustes se necessário e valorize cada detalhe importante.

Enriqueça usando metáforas e comparações (naquele momento a luz no fim do túnel era o farol iluminando meu novo projeto..!!!). Agora, leia com ênfases, interpretando mesmo. Dê vida ao texto, à foto, ao vídeo. Você pode usar humor (que funciona muito bem) ou até mesmo drama, dependendo da sua área de atuação.

Veja a história ousada do David e sua famosa banca:

Lembre-se sempre: sua empresa é única, rica em acontecimentos que farão dela algo inédito, diferente de outra na mesma área de atuação. Explore bem isso e desperte nas pessoas o interesse em compartilhar e fazer parte dessa história. A propósito, quantas bancas de doces existem no Rio de Janeiro?

Com storytelling, procure dar significado às suas inovações. Nova forma de atender, novo produto e novo processo embalados num belo enredo despertarão a atenção dos atuais e futuros clientes.

Curiosidades:

Cacau Show

Na Páscoa de 1988 Alexandre Tadeu da Costa, com 17 anos, resolveu revender chocolates e logo conseguiu uma encomenda de 2 mil ovos de 50 gramas. Para sua surpresa, ao chegar com o pedido na fábrica, não havia possibilidade de produzir ovos com esse peso. Para honrar o compromisso assumido, resolveu produzir os ovos por conta própria. Comprou a matéria-prima e contratou uma senhora que fazia chocolates caseiros. Após três dias e 18 horas diárias de trabalho o pedido foi entregue. Assim começou a maior franquia de alimentos do Brasil, a Cacau Show.

FC Barcelona (Messi)

Sabia que a contratação de Messi pelo Barcelona começou com um pré-contrato assinado num guardanapo? Pois é, neste mesmo dia o homem forte do clube disse ainda que o jogador seria o maior de todos os tempos do time. Messi poderia ter sido um fiasco é verdade, mas não foi. E o guardanapo assumiu um papel importante nesta história.

Boticário

O Boticário nasceu em 1977 como uma farmácia de manipulação em Curitiba. Recém-formado em bioquímica, Miguel Krigs­ner abriu o negócio com uma colega de faculdade e com dois dermatologistas. A ideia era vender cremes artesanais, que o próprio Krigsner criava usando uma batedeira caseira. Em 1979, a empresa emplacou seu primeiro sucesso, a colônia Acqua Fresca. Mesmo sem saber se o produto seria bem aceito, comprou 70.000 frascos de uma só vez.

Whatsapp

Os fundadores trabalhavam no Yahoo!, mas ficavam incomodados com a ideia de vender anúncios. Conheça parte dessa história clicando aqui.

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