Planejamento de Marketing Digital

Aprenda como gerar resultados expressivos na Internet através do Planejamento de Marketing Digital. Neste artigo você vai saber como melhorar a presença da sua micro ou pequena empresa na web e conquistar mais clientes colocando em prática o plano de marketing digital. Acompanhe:

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Planejamento de Marketing Digital

Tenha em mente que o plano não é receita de bolo, pronta para aplicar de forma genérica em qualquer negócio. É preciso adaptá-lo considerando seu mercado de atuação, seu público, seus produtos e serviços.

Considere colocar em prática três ações importantes para iniciar de forma eficiente o planejamento de marketing digital da sua empresa:

  1. Conhecer o Cenário Digital da Sua Empresa (como está hoje)
  2. Saber o que Seus Concorrentes Estão Fazendo na Web
  3. Aplicar o Plano Conhecendo quais Métricas Deseja Alcançar

Cenário Atual

Primeiro passo é fotografar o momento da sua empresa nos canais digitais.

► Tem site? Qual o tráfego mensal? Funciona para dispositivos móveis?

► Tem FanPage? Qual o volume de publicação e envolvimento?

► Outra Rede Social? É necessária e está sendo bem administrada?

► Onde estão os concorrentes e o que estão fazendo? Há uma oportunidade não percebida?

Mapear esses pontos é de extrema importância para entender qual a situação atual e também desenhar o cenário futuro daquilo que se espera para cada ação.

Ferramentas para Fotografar o Cenário Digital da Sua Empresa

► Relatório Facebook

Se sua empresa tem página no Facebook é possível saber qual o perfil das pessoas que acessam a página. Dados como idade, gênero, cidade onde mora, além de outras informações como horários de visitas e atuação dos concorrentes.

► Relatório Google Analytics

Planejamento de Marketing Digital Relatórios Facebook

Se sua empresa tem site e o código do Google Analytics instalado é possível saber o comportamento dos visitantes enquanto navegam por ele. Além de dados demográficos como idade e gênero, saber qual página foi acessada, tempo de permanência, caminho percorrido e quais palavras-chave digitou para chegar ao seu site.

► Análise da Concorrência

Planejamento de Marketing Digital - Newsletter

Invista tempo analisando seus concorrentes e o que postam nas redes sociais, bem como a forma como se relacionam com o público. Você irá descobrir que ainda existem caminhos ainda não percorridos por sua empresa.

Cadastre seu e-mail para receber newsletter dos concorrentes e saiba como é a estratégia do funil de vendas.

Etapas do Planejamento de Marketing Digital

Saber onde quer chegar, com quem falar e qual canal utilizar são pontos a serem considerados.

Objetivo

Não há Planejamento de Marketing Digital sem objetivo previamente definido. Com o Cenário Atual mapeado fica fácil traçar métricas que deseja atingir.

Mais visitantes no site? Mais seguidores no Facebook? Aumento da lista de e-mails? Baixar mais e-books? Pesquisa de Mercado? Pesquisa de Satisfação dos Clientes? Aumentar venda de produtos e serviços?

Objetivo é o que vai guiar suas ações diárias. Sem ele qualquer outro caminho poderá desviar o foco.

Público-alvo (Persona)

Certamente existe um perfil específico de público na web que consome seu produto ou serviço. Se não específico, pelo menos predominante. Às vezes com mais de dois perfis distintos, dependendo da sua área de atuação.

É fundamental falar a linguagem do seu público para que haja identificação com sua marca, seus produtos e serviços na Internet.

Este é o momento de ler o Cenário Atual e entender como são as pessoas que acessam a empresa através do site e das redes sociais. Lembra dos dados como idade, gênero, cidade, etc? Aqui essas informações ajudam a definir a Persona.

Exemplos de Personas para uma Agência de Turismo:

► Jovem Procura Intercâmbio

Guilherme tem 18 anos, solteiro, sem filhos e mora com os pais. Estudante do Ensino Superior e tem uma renda de R$ 900,00. Pretende fazer intercâmbio, mas ainda tem muitas dúvidas sobre o processo. Hoje seu maior objetivo é estudar inglês fora do país. Junior já estudou em escolas de inglês no Brasil, mas não obteve o resultado que desejava.

► Casal em Lua de Mel

Rafael e Natália estão noivos e adoram viajar. Ainda não tem filhos e tem planos para morar juntos após o casamento. Eduardo é fotógrafo e Carol é bancária. Juntos eles somam uma renda de R$ 5.400,00. Viajam uma vez por ano nas férias e sempre estão em busca de condições especiais para viajar. Já viajaram duas vezes para o Nordeste e após o casamento querem conhecer a Europa.

► Executivo em Viagem de Férias

Roberto tem 45 anos é casado e tem 2 filhos. Formado em MBA possui uma empresa com 50 funcionários. O Sr. Renato tem uma renda em torno de R$ 15.000,00. Já viajou com sua esposa para o Nordeste, Estados Unidos e Europa. Hoje prefere viajar com os filhos em um local que tenha infraestrutura para toda a  família, viaja normalmente nas férias das crianças.

A Agência de Turismo tem ao menos três públicos distintos. Para cada um deles será necessária uma linguagem apropriada.

>> Neste post você saberá mais sobre Persona >>

Plataforma

Entender sobre Cenário e Público definirá a plataforma que será utilizada para postar informações que irão de encontro às necessidades de cada uma dessas Personas. Onde seu público está? Facebook, YouTube, Instagram, WhatsApp, Snapchat?

Para cada um deles há uma abordagem específica de alcance e engajamento.

Conteúdo

Sabendo quem é seu público e quais suas necessidades, todo conteúdo será desenvolvido para atender essas demandas.

Cronograma

Estabeleça prazos para as coisas acontecerem de forma consistente. Número de postagens, datas para temas específicos do seu negócio, quando anunciar, qual melhor horário para postar, etc. Lembre-se de mensurar resultados mensais, semanais e até mesmo diários.

Funil de Vendas

Planejamento de Marketing Digital está diretamente associado ao Funil de Vendas. De forma sucinta, segue abaixo como funciona o Funil de Vendas:

Número total de pessoas que acessam seu site / rede social.

Pessoas que deixam e-mail para baixar um e-book, por exemplo.

Sequência de e-mails para os visitantes, tira dúvidas, etc.

Conquista a confiança e só depois oferece um produto ou serviço.

A pessoa que efetivamente compra da sua empresa.

ROI (Retorno Sobre Investimento)

Analise o ROI de forma a enxergar as oportunidades e corrigir rotas durante o processo. Às vezes um canal de comunicação bem ajustado trará melhor rentabilidade que outros somados. Fique atento a isso e invista com efetividade.

Resumindo o Plano Digital

  1. Fotografe o momento digital da sua empresa
  2. Monitore e estude seu mercado
  3. Saiba o que seus concorrentes estão fazendo na web
  4. Trace objetivos claros
  5. Conheça bem as necessidades de seu público e potenciais clientes
  6. Pratique o Funil de Vendas
  7. Analise métricas e resultados

Há outras variáveis que envolvem o planejamento de marketing digital, no entanto as que você precisa considerar encontram-se aqui.

Lembre-se sempre: encontre seu cliente, relacione-se com ele, conquiste sua confiança (com propriedade) e venda de forma consultiva.

► Agora que você viu como planejar o marketing digital da sua empresa, conheça algumas estratégias para alavancar os resultados da microempresa na Internet.

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