Ponto de Venda: técnicas de Neuromarketing para Turbiná-lo

Neuromarketing é um novo campo do marketing que ajuda a entender a lógica do consumo e ajuda muito quando aplicado no ponto de venda. Entender a reação das pessoas através de estímulos externos que mexem com suas emoções, memórias e experiências positivas. E o PDV é um canal fantástico para essa incrível experiência.

Abaixo algumas técnicas de Neuromarketing para turbinar o PDV e que vão impulsionar as vendas de seus produtos e serviços:

Ponto de Venda

Técnicas de Neuromarketing para Turbiná-lo

> Conquiste pelo olfato

Você já entrou numa loja com cheiro agradável? E o que esse cheiro fez você lembrar? Pois é, nossa memória olfativa é muito poderosa e é uma grande aliada nas nossas emoções. Costumo dizer o quanto o aroma de um tempero desperta nossa fome, principalmente num horário próximo do almoço. E quanto o cheiro de café faz a gente salivar. Aposte num ambiente agradável no seu ponto de venda investindo na experiência olfativa dos clientes.

Hoje existem lojas que criaram suas próprias fragrâncias e as borrifam de tempo em tempo mantendo um “clima” olfativo bastante convidativo. Essas lojas são conhecidas por essas fragrâncias e essas fragrâncias são conhecidas por suas lojas. Acredite, clientes recomendam visitar tais lojas só para conhecer o “cheiro”! Por isso, “narizes à obra”. Pense numa fragrância que seja pertinente aos produtos que vende e crie uma identidade olfativa para seus produtos, sua loja, sua marca.

> Dê um nome chique

Se seu negócio é um restaurante, por exemplo, uma dica interessante é batizar seus pratos com nomes especiais. Por exemplo: um prato de nome “Macarrão com Almôndegas” com o valor de R$59 (para 1 pessoa) parece caro, mas se o nome for “Pasta con Le Poupette” (em italiano) vai parecer mais barato. Além é claro de não encontrar esse mesmo prato – com este mesmo nome – em outro restaurante. Note também que o valor está escrito sem o “,00”, o que passa a ideia de custar menos.

Cardápios que começam com os pratos mais sofisticados, informando valores maiores, podem gerar um ticket-médio maior por serem os primeiros da lista e serem escolhidos pela sua complexidade e sofisticação. Sendo assim, os pratos citados logo abaixo dão a impressão de valerem mais a pena por serem consequentemente mais baratos.

> O passeio lucrativo do cliente

Gôndolas com 1,60m de altura permite que o cliente tenha uma visão abrangente da loja. Essa técnica funciona muito bem para supermercados menores, mercearias, lojas de conveniência, farmácias. Desenhe um trajeto na sua loja fazendo com que o cliente caminhe por todas as prateleiras. Exponha os produtos principais no fundo da loja, o check out na entrada e os produtos secundários no meio do caminho. Isto vai contribuir para aquelas compras por impulso, aumentando o ticket-médio nesse “passeio desproposital”.

> Ilumine bem, venda mais

A iluminação assume significados diferentes conforme sua cor, intensidade, ângulo e é capaz de transformar a atmosfera de um ambiente. Lâmpadas incandescentes deixam o local com aspecto mais quente por conta de sua luz amarela e também pela sua alta temperatura. Já as lâmpadas fluorescentes deixam o local com uma sensação mais fria, mesmo que mais iluminado.

Seus principais produtos merecem destaque e a iluminação pode contribuir muito com esse objetivo, iluminando-os de maneira particular. Pense na sua casa. Geralmente a luz da sala é mais aconchegante, as da cozinha e do banheiro mais claras. E tudo isso faz sentido.  

> Música que embalam as compras

Você já percebeu o ritmo das músicas que tocam em restaurantes fast food? E sabe porque isso? Porque músicas de compassos rápidos fazem a gente realizar as coisas mais depressa. Olhe para o lado e veja pessoas devorando sanduíches como se fossem os últimos da face da Terra. Por outro lado, se você vai num restaurante à la carte para jantar, dificilmente você ouvirá rock pesado, eletrônica e muito menos funk.

O exemplo é o setor de alimentação, mas é possível apressar o passo dos clientes, ou não, conforme o ramo em que sua empresa está atuando. Pesquisas revelam que clientes compram mais quando ficam mais tempo circulando pela loja.

 > Para saber mais

Baseado em pesquisas, o livro Brand Sense (traduzido para o português) fala sobre técnicas de Neuromarketing aplicada às vendas e explica como os sentidos podem influenciar nas decisões de compra do consumidor. É um livro que traz conhecimentos profundos e de fácil aplicação nesta área. Aos empreendedores que desejam aprofundar-se neste tema tão fascinante, essa é uma dica que pode trazer um grande diferencial para o seu negócio.

> Para colocar em prática

Materiais criativos chamam a atenção e despertam o interesse para determinados produtos que deseja destacar. Materiais de ponto de venda desenvolvidos com objetivos específicos contribuem para o aumento do seu ticket médio.

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