Marketing Sem Pipocar
Para quem tem um negócio é sempre importante ouvir empreendedores de sucesso que dão a receita da essência do marketing. É o caso do Valdir, o pipoqueiro que aplica na prática e com propriedade os ensinamentos de um bom marketing. No vídeo a seguir são destacadas algumas falas e ações que demonstram como o Valdir usa da empatia para antecipar-se aos clientes, fidelizá-los e até mesmo encantá-los.
Marketing
Sem Pipocar
Acompanhe de perto os detalhes de cada fala, uma aula de marketing na vida real:
Simpático, conhece o cliente.
- Oi, bom dia vizinha, tudo bem? É só salgada que você quer né? Bastante bacon, né!?
É generoso, pensa a longo prazo.
– E se não for na sacolinha você perde o direito do chorinho! Detalhe: sem a sacola de plástico a pipoca cai no chão e a freguesia fica sem.
Tem forte empatia.
– Depois que você me pagar vou te dar um pouco de álcool em gel pra você passar na sua mão, tá bom!?
Conhece a concorrência e oferece um diferencial.
– O freguês que chega pra comprar pipoca aqui no meu carrinho, ele tem algumas vantagens, vantagens essas que ninguém oferece.
– Depois de todo o processo de limpeza do carrinho é que vou começar a atender meu freguês.
Palavra da freguesa: Ah, é uma pipoca muito especial, muito caprichada, é muito gostosa, e vendo a higiene dele é muito bonita, quando tô na cidade eu venho aqui pegar pipoca dele. Ele é muito simpático e muito bacana!
Observa e inova, sempre.
– Hoje a pipoca do Valdir é muito conhecida pelo respeito que tenho pelo meu freguês, pelas inovações que venho fazendo, porque é importante a gente inovar.
– Percebi que depois que o freguês comia a pipoca não tinha onde limpar as mãos. Por isso, criei o kit higiene contendo um guardanapo, um palito de dente e uma bala para dar um frescor melhor na sua boca.
– Junto com o kit higiene aproveito para divulgar no verso todo o processo de higiene que é feito diariamente.
– Hoje as pessoas estão preocupadas com a saúde né, principalmente com o colesterol. Então, pra não perder o meu freguês resolvi mudar o óleo de soja pelo de girassol ou canola….e, o mais importante, sem alterar o preço da pipoca, o freguês tem qualidade e paga o mesmo preço.
– São pequenos detalhes e que fazem uma grande diferença!
Procura fidelizar.
– Temos o cartão fidelidade, a cada cinco pipocas o cliente ganha uma.
Pensa mesmo no longo prazo.
– …no final do mês eu retiro 30% da minha receita líquida para eu reinvestir no meu negócio.
– Investi no meu uniforme, cada um por dia da semana, para que o meu freguês perceba que eu tô sempre com o uniforme trocado diariamente.
– O bom empreendedor pra mim hoje é aquele que acredita que pode fazer e que pode dar certo.
Tem foco e posicionamento.
– Se você andar um pouco aqui no anel central, você vai encontrar carrinho de pipoca vendendo sorvete junto com a pipoca, doces industrializados, muitas outras coisas junto com a pipoca, mas eu queria ser conhecido como o melhor pipoqueiro. Por isso foquei somente na pipoca.
– O bom empreendedor é aquele que gosta do que está fazendo e que não tira o foco do negócio para tentar agradar a todos ao mesmo tempo.
É, o Valdir tem muito a ensinar aos empreendedores de maneira simples e contundente. Parabéns Valdir!