Pizzaria, um Case de Publicidade
Fornecer alimentação é coisa séria. Padrão de atendimento e de produção, turnover elevado, equipamentos caros, legislação implacável, etc. Como manter a qualidade diante destes desafios? Neste case de publicidade, uma pizzaria cresce baseada na entrega de bons serviços, comunicação coerente e retenção de talentos.
Pizzaria
Um Case de Publicidade
Se sua empresa trabalha com serviços de alimentação tenha em mente o seguinte: entregue qualidade, acima de tudo. Qualidade no produto, qualidade no atendimento, qualidade na apresentação. Fazendo isso, você não precisa fazer publicidade, os clientes farão por você. A publicidade terá o papel de multiplicar resultados, associada naturalmente ao que você já faz com maestria.
Agora, é indispensável entregar qualidade nos três itens: produto, atendimento e apresentação. Entende-se como apresentação fachada, limpeza, uniforme, prato, mesa, buffet, cardápio, etc. E isso vale para pratos simples ou sofisticados, sem exceção. Vale para públicos endinheirados e para públicos mais modestos. Produto, atendimento e apresentação são para pessoas e elas merecem o melhor, independente do seu padrão econômico.
Com isso em mente, entenda como uma pizzaria cresce de forma sustentável e vigorosa.
Abaixo ações realizadas durante um ano e que geraram mais clientes, mais receita ($…dinheiro mesmo) e maior rentabilidade.
Importante revelar que o público da pizzaria é de classe média alta. Isto predispõe definir preço e posicionamento.
1) Escolha do ponto. Ahã! Localização do ponto é importante para o sucesso de qualquer negócio. Quase determinante. Aqui a pizzaria está localizada numa esquina de ruas com grande movimento de carros. São ruas de acesso utilizadas principalmente pelos moradores do bairro, não apenas de passagem centro-bairro-centro. Na frente há estacionamento, um luxo hoje em dia.
2) Apresentação da fachada. Você entraria numa pizzaria cuja fachada está suja e letreiros desgastados pelo tempo? Você comeria esta pizza? É provável que não! Se ainda informasse o preço da pizza grande a R$12,90? Aumentaria ainda mais a desconfiança, não é mesmo?
Ok, para ter a boa primeira impressão (muitas vezes a única impressão) a pizzaria deste case caprichou na apresentação da fachada. Nova Comunicação Visual com letreiros novos e iluminados, estrategicamente instalados. Fachada sem muita informação, apenas logotipo e telefone, refinada para seu público.
3) Ingredientes de qualidade. Não há milagre quando o ingrediente é de segunda categoria. Não adianta. Valor agregado tem preço agregado e vice-versa. Tem expectativa agregada e vice-versa. Padrão de qualidade passa pela manutenção dos ingredientes. Mantê-los e aprimorá-los. Nunca (jamais) depreciá-los. Nesta pizzaria os ingredientes são de qualidade superior.
4) Canais de atendimento. Telefone e internet. Hoje a empresa que não tem site parece não existir. Se esse é o seu caso, resolva isso imediatamente. Além do telefone a pizzaria oferece o site (institucional + loja virtual) e o Facebook como canais de atendimento para os clientes. Nestes canais são realizadas pesquisas e enquetes para captar reclamações e sugestões, todas elas analisadas e retornadas dentro do prazo de 24 horas.
5) Pontos de contato. A presença da marca nos pontos de contato com o cliente contribuem para a lembrança da pizzaria. São eles: ponto de venda, carros, motos, cardápio, uniforme, flyers, folders, ímãs de geladeira, cartão fidelidade, site, fan page, outdoors, anúncios em revistas de gastronomia e delivery, anúncios em sites especializados.
Em todos os pontos de contato são mantidos os padrões da Identidade Corporativa (respeito à aplicação do logotipo, ao padrão cromático da marca, ao padrão alfabético nos títulos e textos, presença adequada do slogan).
6) Programas de fidelidade. Cartão fidelidade para clientes e parceiros. Aos clientes 1 pizza doce média a cada 10 pizzas grandes. Para os parceiros (porteiros) 1 pizza média doce/salgada a cada 10 pedidos de pizzas premium.
7) Plano de cargos e salários. Proposta clara de cargos e salários. Leva-se em consideração tempo de casa, assiduidade, uso do uniforme, pesquisa com os clientes. Todos os dados planilhados e computados ao final de cada mês.
8) Cultura organizacional. Para reter talentos não basta remunerá-los bem. É preciso estabelecer a cultura dentro da empresa e engajar a equipe. É o jeito de realizar processos e entregar serviços. E nisto a empresa se diferencia da concorrência. Desde o primeiro contato (telefone ou site), até a entrega da pizza em casa ou na saída do cliente da pizzaria, existe toda uma forma de atender bastante particular.
Visão, Missão e Valores, o DNA da marca, não estão somente expostos num quadro, mas sobretudo na atitude de cada colaborador. E isso faz uma baita diferença. Se deseja saber um pouco mais sobre retenção de talentos saiba mais neste artigo que fala a respeito.
Resultados da Pizzaria:
Adotadas todas as medidas acima, em 18 meses a pizzaria abriu mais duas novas filiais, aumentando em 78% o faturamento bruto. A comunicação tem sido muito importante para alcançar esse resultado, aliada (com todo o mérito) ao bom atendimento e à qualidade dos produtos. Outro fator importante são as linhas de crédito para compra de máquinas e equipamentos.
=> REFLEXÕES A PARTIR DESTE CASE:
- Apresentação da sua pizzaria está condizente com a qualidade dos serviços que entrega? E vice-versa?
- Há canais para ouvir o cliente com suas críticas e sugestões? Mais que isso, atender suas reivindicações?
- Sua equipe veste a camisa da pizzaria ou só troca serviço pelo salário no quinto dia útil do mês?
- Sua marca está bem aplicada nos pontos de contato com os clientes? Há padrão?
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