Marketing Digital para Pequenas Empresas

Clínica confirma consulta pelo WhatsApp. Escola mantém pais informados por E-mail. Oficina Mecânica envia SMS dizendo que o carro está pronto. Imobiliária envia boleto de aluguel por e-mail com Link sobre novos lançamentos. Isso, Marketing Digital Para Pequenas Empresas é mais que um Site e uma página no Facebook. É estratégia online focada no relacionamento com os clientes e na prospecção de novos.

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Marketing Digital para Pequenas Empresas

A internet está repleta de ferramentas onde é possível alcançar resultados expressivos para seu negócio e o objetivo deste post é apontar caminhos virtuais para resultados reais.

Marketing Digital

Para Pequenas Empresas

O que quer o empreendedor? Vender mais e melhor com o mínimo de esforço possível. E o lucro do processo para realimentar a roda. Fato.

Definição básica do Marketing

Lançar um PRODUTO para um PÚBLICO específico, com determinado PREÇO, e distribuí-lo numa determinada PRAÇA. AGREGAR VALOR para vendê-lo por um preço maior e POSICIONÁ-LO corretamente na mente do cliente para torná-lo conhecido por algo único.

Parece simples, não é mesmo? E sua empresa atende essas questões? Se não, primeiro deixe claro isso para você, seus colaboradores, clientes, competidores, fornecedores e para a comunidade. Dessa forma ficará mais claro quando realizar ações de comunicação. Acredite!

E o Marketing Digital acrescenta ainda um tempero nestas questões: relacionamento e interação. Tenha em mente que os canais utilizados para aplicar o Marketing Digital exigem tempo e dedicação para alcançar resultados esperados. (Tenha em mente) que será mais fácil sua empresa vender mais para alguém que você conhece e esse alguém te conhece bem.

As ferramentas que fazem do Online uma conversa lucrativa:

  • E-mail Marketing. Faça uma lista com e-mail de seus clientes e envie periodicamente informações interessantes sobre seu mercado, produtos e serviços. É a famosa e efetiva newsletter. Lembre-se de relacionar-se primeiro e conquistar a confiança, com sinceridade. Depois, ofereça algo para vender. Verá que depois de um certo tempo, ficará mais fácil essa relação comercial.
  • WhatsApp. Sim, a febre do momento. Aproveite para conversar com seus clientes através dessa poderosa ferramenta. Cabe textos, vídeos e imagens. Cabe humor também. 🙂 Este canal pede leveza e relação mais intimista. Procure ser próximo, nunca chato. Você sabe, chatos ficam de fora do grupo!
  • SMS. Com a chegada do WhatsApp, o SMS ganhou o status de credibilidade. Enquanto pelo aplicativo chegam mensagens das mais variadas possíveis (imagens, vídeos, áudios) e nem sempre muito bem-vindas, pelo SMS o texto é simples e poderoso.

Um exemplo? A loja de calçados tem no cadastro o número que suas clientes calçam. Daí a loja envia SMS comunicando que chegou uma bota maravilhosa (chique de viver) com o número delas. O que você acha que pode acontecer, principalmente num dia frio de lascar?

Hoje há fornecedores especializados em fazer o cadastro e gerenciar o envio, com relatórios de quem abriu e leu. Resultados aparecem a cada som de uma mensagem recebida.

  • Site. A empresa que não tem site parece que não existe não é mesmo? Se esse é o seu caso corra já e publique sua empresa na internet. É lá que começa ou mantém-se uma grande parceria com seu público.
  • FanPage. Tem muita gente conectada através do Facebook. Possivelmente seu público também. Por isso mesmo, sua empresa pode estabelecer o engajamento (curtidas e compartilhamento de posts) através de conteúdos relevantes. Poderá também divulgar seus produtos e serviços através do Facebook Ads e atingir um público escolhido a dedo, além de seus já seguidores.
  • Instagram. Outro poderoso canal nas redes sociais. Fotos e vídeos que abrem o apetite, despertam a curiosidade, impressionam, encantam, vendem. Assim como no Facebook, faça uso da hashtag (#) antes do assunto abordado na postagem para aumentar o alcance da publicação.
  • Youtube. Já viu em algum lugar? Brincadeiras à parte, essa rede social é poderosa também. Principalmente se sua empresa vende produtos ou serviços que exigem alto envolvimento na compra. Aproveite para educar seus clientes através deste canal.
  • Google. A empresa que tem por missão organizar o caos no mundo. Seus robôs trabalham para facilitar a vida do usuário quando ele procura por alguma informação na internet. Já pensou em ser encontrado pelo Google? Há duas formas de isso acontecer:
  1. Uma é construir o site sobre plataformas amigáveis, otimizadas para buscadores com técnicas de (SEO). Caso deseje conhecer mais sobre SEO, entre em contato conosco que iremos explicar melhor como isso funciona.
  2. Outra forma é investir em palavras-chave para ser encontrado nos links patrocinados. Aqueles que aparecem no topo, no rodapé e na lateral da pesquisa, os chamados “anúncios patrocinados”. Da mesma forma, se desejar saber mais sobre Links Patrocinados para ter sua empresa na primeira página de pesquisa, utilize nosso formulário de contato.
  • Assinatura de E-mail. Já pensou em informar suas novidades através da assinatura de e-mails que sua empresa envia todos os dias? Ahã! Isso é possível, fácil e de graça. Comece já!

Ainda em tempo, pense em Google+, Snapchat, Kiwi, Twitter, LinkedIn, Wikipedia, SlideShare, Vimeo, Podcasts, Blogs, Loja Virtual, Banners Digitais. Além de Parcerias Estratégicas com Sites Parceiros, Cadastro da Empresa em Portais Gratuitos, Wallpapers. Enfim, várias oportunidades que a internet e os meios digitais oferecem para sua empresa aparecer, interagir, relacionar-se e até mesmo, claro, vender.

Mas por favor, não vá sair por aí fazendo tudo na web. No Marketing Digital é preciso saber antes onde estão seus clientes e aí pedir para participar, com educação e inteligência, dessa conversa.

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