A Chave da Adaptação

No dicionário a palavra “adaptar” significa (1) Pôr em harmonia. (2) Fazer acomodar a visão. (3) Tornar apto. (4) Combinar, encaixar, justapor. (5) Ajustar (uma coisa a outra). (6) Aclimar-se: adaptar-se ao meio. Quantas vezes você precisou (na vida pessoal) adaptar-se diante de uma situação, de uma circunstância? Esse raciocínio também serve para a vida empreendedora. A chave da adaptação parte de um exercício simples, como a seguir:

 

A Chave da Adaptação

Empreendedores precisam gostar de desafios. São neles que acontecem grandes saltos. Na história de empreendedores vencedores há desafios e a capacidade de adaptação deles fez a diferença.

A seguir leituras de mercado que vão auxiliar nos resultados:

1) – Ouse na Oportunidade. Com responsabilidade, já pensou entregar mais do que poderia?

O cliente pergunta: – você faz isso?

Você percebe que o pedido está dentro do seu core business, mas não havia pensado em agregá-lo agora. Este é o momento! Aceite o desafio e cresça com ele.

2) – O que querem os Clientes? Análise criteriosa, somada à observação continuada, fará de você um farejador de necessidades latentes. (Soou bonito isso, não?) 

  • Se é conveniência, inove nos processos e entregue bem e rápido.
  • Se é qualidade superior, repense matérias-primas e ofereça qualidade.
  • Se é venda consultiva, capacite sua equipe com excelência e transmita segurança (aliás, capacite sempre sua equipe).
  • Se é preço, ofereça valor.
  • Se é experiência, crie uma atmosfera única e personalizada.

Saber os que os clientes querem é ter um diagnóstico preciso para atendê-los com efetividade. (Essa frase é para concluir bem este tópico, já que começou bonito!)

3) – Corte Custos. O que sobra para o seu bolso está diretamente ligado ao custo mensal da operação.

Com certeza, há como reduzir o custo da sua empresa sem prejudicar o funcionamento e o atendimento. Energia elétrica, telefone, folha de pagamento, fornecedores, contratos de aluguel, enquadramento tributário, empréstimos bancários. Para faturar acima do ponto de equilíbrio corra reduzir custos.

Antes, observe que custo/despesa é todo o gasto necessário para que sua empresa opere. Diferente de investimento, que é tudo aquilo que você faz para trazer retorno para ela.

4) – Pesquise Preços. Uma simples pesquisa de preços pode manter seu negócio competitivo. Não se trata de guerra de preços, que pode ser uma estratégia desastrada, e sim de ajustar-se ao mercado. Lembre-se que preço posiciona uma empresa. Pode torná-la conhecida por ser barata, cara ou justa. Analise-se e pesquise, principalmente em tempos de redução do consumo.

5) – Proponha a Coopetição. Faça parcerias com seus concorrentes e realize compras num volume maior. Com determinados produtos isso é perfeitamente possível. Agindo dessa maneira irá conseguir preços bem menores, possibilitando ganho de escala. Em português claro, vai comprar bem. Agora, para vender bem, aí  é com você, sua equipe, seus canais e suas estratégias.

6) – Proponha a Cooperação. Converse de perto com seus principais fornecedores, àqueles que representam grande volume de vendas no seu negócio. Nessa conversa sugira verba cooperada na divulgação dos produtos. Verá que na propaganda participativa todos ganham.

7) – Seja Ágil. E ponto.

Para concluir, veleje com inteligência no barco da sua empresa.

MAR TRANQUILO.

COMEÇA A VENTAR.

O VENTO VEM DO SUDOESTE.

O TEMPO VAI MUDAR.

É PRECISO ALTERAR A ROTA.

DADO ⇒  INFORMAÇÃO ⇒  CONHECIMENTO ⇒ INTELIGÊNCIA

Adaptar-se é ter pele sensível para sentir a direção do vento. E agir rápido, com inteligência.

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